O que é Listeria?

Listeria é uma bactéria encontrada no solo, vegetação, leite cru, carne, frango, queijos (particularmente as variedades de média e alta umidade) e saladas vegetais. Listeria também é encontrada em animais e humanos. A Listeria monocytogenes é uma espécie que causa doença em humanos. Estima-se que ocorram 2500 casos de listeriose todos os anos nos EUA. Aproximadamente 20% dos casos resulta em morte.

Listeria monocytogenes podem crescer em baixas temperaturas, como a de geladeira. O cozimento de alimentos e pasteurização do leite, quando corretamente aplicados, destroem a bactéria. Cuidados especiais devem ser tomados com produtos prontos para consumo, aqueles que não passam por nenhum tratamento térmico após sair da indústria até o momento do consumo.

Os sintomas da listeriose manifestam-se depois de dias ou semanas e variam desde os parecidos como uma simples gripe até meningite e septicemia. Em mulheres grávidas podem causar aborto, natimortos ou crianças infectadas. Os grupos de risco, além das grávidas, são crianças pequenas, idosos e pessoas com sistema imunológico comprometidos. Esses grupos devem evitar certos alimentos, como queijos de alta umidade e patês, pois os riscos de infecção são realmente altos.

Mulheres grávidas tem cerca de 20 vezes mais chaces que outras pessoas de contrair listeriose, cerca de um terço dos casos de listeriose tem lugar durante a gravidez. A incidência de listeriores em recém-nascidos é de 8,6 casos por 100.000 nascidos vivos. A taxa de mortalidade perinatal e neonatal da listeriose é de 80%.

A listeriose pode ser tratada por vários antibióticos. Quando a infecção ocorre durante a gravidez, uma pronta medicação com antibiótico às vezes previne a infecção do feto. Crianças recebem os mesmos antibióticos que os adultos, às vezes uma combinação deles é utilizado até que os médicos estejam certos do diagnóstico.

Melhor mesmo é prevenir. As recomendações gerais incluem cozinhar bem os alimentos de origem animal, separar carnes cruas e vegetais de alimentos prontos para consumo, evitar leite não pasteurizado ou produtos preparados com ele, lavar mãos, facas e tábuas de cozinha após manusear alimentos crus, lavar muito bem os vegetais antes do consumo e consumir alimentos perecíveis ou prontos para consumo o mais rápido possível.

E qualquer sintoma suspeito, consultar um médico de confiança.
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário